Página Inicial
Nosso Twitter
Busca de Notícias:
 
 
19/01/2012

:: A academia da saúde


A academia da saúde
Fonte: Fitness Magazine

Ele freqüentava academias há mais de 10 anos e não encontrava nenhuma preparada para atender com individualidade e capacidade de entender como usar os exercícios para tratar e prevenir dores de coluna. Foi então que o ortopedista, traumatologista e médico do esporte Uronal José Zancan resolveu ingressar no mercado do fitness. Hoje, aos 60 anos, 35 deles dedicados à medicina, Dr. Uronal é pioneiro em um tipo de serviço cada vez mais requisitado pelos alunos na atualidade. Nesta edição do Benchmarking, você vai conhecer um pouco das ideias do inovador proprietário da Vida Ativa. Confira:

Fitness Magazine: O que é a rede de academias que o senhor criou?
Dr. Uronal:
A Rede de Saúde Vida Ativa é uma reunião de academias selecionadas pela capacidade de desenvolver saúde em seus alunos e de receber pacientes encaminhados por médicos portando alguma patologia ou limitação.
As academias foram selecionadas pela Urgetrauma, após visitar e avaliar mais de 600 instituições de Porto Alegre e da Região Metropolitana e comprovar nelas as condições para serem incluídas na Rede de Saúde Vida Ativa. Os critérios de inclusão foram:

• Ser uma academia de pequeno e médio porte com condições de prestar atendimento individualizado a todos os seus alunos com capacidade para aumentar o nível de saúde de todos eles;

• Ter condições de utilizar o exercício para auxiliar na recuperação de saúde em qualquer doença sendo apoio fundamental a todos os tratamentos médicos;

• Ter o objetivo de aumentar todos os indicadores de saúde em indivíduos saudáveis, criando condições efetivas de não adoecerem;

• Os professores das academias da rede que não possuem curso de pós-graduação em alguma área da saúde freqüentarão o curso Pós-Graduação em Exercícios para o Desenvolvimento da Saúde, organizado exclusivamente pela Faculdade Sogipa de Educação Física, em parceria com a Urgetrauma e a Rede de Saúde Vida Ativa.

 

Fitness Magazine: Como percebes o trabalho do profissional de Educação Física?
Dr. Uronal:
No meu entender o Educador Físico é o profissional com maior potencial para ser o especialista em saúde
(propriamente dita), o mais indicado para assumir o papel de Gestor de Saúde dos indivíduos, e as academias eu vejo como as verdadeiras Clínicas de Saúde, deixando para os médicos e as clínicas médicas a responsabilidade para tratar das doenças.

 

Fitness Magazine: A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou uma lei reduzindo o valor de planos de saúde para quem pratica atividade em academias. Como o senhor avalia isso?
Dr. Uronal:
A resolução normativa 265 editada em 11 de agosto de 2011 pela ANS apenas sugere que os Operadores de Planos de saúde dêem uma bonificação de até 30% nas mensalidades para os beneficiários que comprovarem estarem freqüentando programas de saúde. Participei de uma seminário especial promovido pela ANS há um mês, no Rio de Janeiro, e constatei que este projeto está muito incipiente; os planos de saúde não estão colocando isso na ordem do dia; apenas programas de gerenciamento de pacientes crônicos estão sendo colocados em prática. Voltei com a certeza de que nenhum benefício acontecerá para as academias no ano de 2012.

Em contato com lideranças dos principais planos de saúde, constatei que não há nenhuma disposição deles de abrirem mão de receitas previstas apenas por sugestão da ANS enquanto não tiverem certeza absoluta de que os benefícios desta renúncia de receita trará uma economia maior em valores da sinistralidade (uso de recursos médicos e diagnósticos).A Rede de Saúde Vida Ativa e a Urgetrauma continuam estudando programas de saúde para serem implantados imediatamente e serem oferecidos aos alunos e às empresas, atuando efetivamente na melhoria dos indicadores de saúde e na diminuição e até eliminação dos indicadores de doenças. Deste modo, estaremos em condições de oferecer às operadoras de saúde programas e serviços comprovados de melhoria da saúde e da qualidade de vida de todos os nossos alunos.

 

Fitness Magazine: Quais são as suas perspectivas para o futuro no mercado do fitness?
Dr. Uronal:
Com o grande aumento do número de academias e a grande maioria ainda copiando as fórmulas das grandes academias voltadas apenas para a forma, estética, relacionamentos sociais e aulas diversificadas, que deram lucro no passado, já estão em dificuldades financeiras e terão cada vez mais dificuldades em ultrapassar o ponto de equilíbrio e gerar lucratividade.

Por outro lado, com a crescente conscientização da população no desenvolvimento da própria saúde, está havendo uma mudança nos objetivos dos alunos ao procurarem academias, dando maior preferência às academias com foco na saúde. Para estas academias, eu vejo um futuro promissor, não mais com ênfase no fitness, mas com ênfase na saúde. Se vocês quiserem saber quem serão as academias de sucesso num futuro próximo, anotem a lista das academias da Rede de Saúde Vida Ativa, pois todas estarão com sucesso financeiro.

 

Fitness Magazine: Como inovar em uma academia?
Dr. Uronal:
Mantendo o foco constante na qualidade do atendimento a todos os alunos, pesquisando por várias maneiras a satisfação dos mesmos, interpretando as necessidades do aluno, tentando entender seus anseios e seus temores e em cima disto tudo procurando novas formas de ajudar os alunos a melhorarem seus indicadores de saúde, ao mesmo tempo que se sintam acolhidos no ambiente e motivados a continuarem se exercitando.

 

Fitness Magazine: Como manter o profissional de Educação Física motivado?
Dr. Uronal:
Só se sentirão motivados se sentirem que seu trabalho faz diferença na vida do aluno, e que estão colaborando de alguma forma para fazer com que as pessoas e o mundo estejam um pouco melhor.

 

Fitness Magazine: Quais são as principais dificuldades que o senhor encontra na administração da academia?
Dr. Uronal:
Encontrar educadores físicos que tenham o foco no desenvolvimento da saúde de seus alunos e que se dediquem a fazer do treinamento um fator de crescimento da saúde integral, e não apenas física, focada na forma. Mas a grande alegria é notar que já existe um número significativo de educadores físicos com essa visão de promover a saúde em seus alunos e em suas academias. Há cinco anos não havia condição de formatar uma rede de academias focadas na saúde por simplesmente quase não existirem.



 
05/03/2012 - Dr. Uronal Zancan fala sobre o peso das mochilas
19/01/2012 - A academia da saúde
12/01/2012 - Urgetrauma Fisioterapia lança o Pró Idoso
12/01/2012 - Conheça o PRO SER
02/12/2011 - BioMat - Terapia dos raios vermelhos, íons negativ
26/10/2011 - VII Conferência Ortopédica - Lesões do Esporte
10/10/2011 - Candidata a rainha da saúde 2011
12/09/2011 - Vem aí a 7ª conferência ortopédica
02/09/2011 - Homenagem a Urgetrauma
19/08/2011 - Faça sua parte para tornar o mundo melhor
04/08/2011 - VI Conferência Ortopédica é sucesso de público
03/08/2011 - Curso DEA (Desfibrilador Externo Automático)
13/07/2011 - VI Conferência Ortopédica - LESÕES DE JOELHO
12/07/2011 - Programa de emagrecimento: URGEFORMA
07/07/2011 - VI Conferência Ortopédica - LESÕES DE JOELHO

Todos | 1 | 2 | 3 | 4
 
newsletter
Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail.
urgefone
51
3363.5000

Av. Assis Brasil, 2959

Cristo Redentor

Porto Alegre - RS
CEP: 91010-000

Fale Conosco